Construindo uma presença autêntica e eficiente com o apoio de suas lideranças, a estratégia de posicionamento executivo chega para impulsionar a reputação digital de empresas no LinkedIn
Com 800 milhões de usuários cadastrados, 58 milhões de empresas ativas, um algoritmo que privilegia qualidade das publicações e promove conexões a partir de redes de contatos bem definidas, o LinkedIn emergiu como uma plataforma online de para realizar networking, oferecendo um espaço para que as lideranças compartilhem seus pensamentos e inspirem outros profissionais.
No cenário corporativo, uma das maiores tendências atuais é o Thought Leadership (Liderança de Pensamento), no qual executivos utilizam sua expertise para se posicionarem e se tornarem porta-vozes de suas marcas. Dessa forma, líderes não só inspiram outras pessoas através de insights compartilhados em suas redes sociais, mas também se posicionam como experts em sua área de atuação e humanizam sua marca empregadora.
Hoje, para ter uma estratégia de Thought Leadership bem sucedida e alinhada com as demandas do mundo contemporâneo, o LinkedIn deve ser o principal canal de comunicação.
Como funciona o posicionamento executivo no LinkedIn?
Uma estratégia de posicionamento executivo exige habilidade para balancear o conhecimento técnico e prático através de conteúdos moldados para gerar engajamento com seu público-alvo.
A ideia é construir uma narrativa coesa que abranja a trajetória profissional e pessoal do executivo. Manter um relacionamento ativo com a base de contatos, oferecer insights e engajar a comunidade por meio de sua perspectiva pessoal é crucial para isso.
Uma das principais tendências, especialmente no mercado B2B, é fazer com que executivos, líderes e gestores sejam os porta-vozes da marca, com postagens orquestradas e alinhadas aos objetivos gerais da empresa. Uma boa estratégia de posicionamento executivo, nesse caso, balanceia a voz pessoal do executivo com os valores essenciais da marca empregadora.
A grande questão é que o posicionamento executivo exige que líderes se tornem influencers em suas esferas de atuação, trazendo sua visão especializada em conjunto com suas vulnerabilidades e dilemas pessoais, mostrando que são pessoas autênticas e transparentes com seus clientes e colaboradores.
Ainda que a capacidade de networking seja uma qualidade importante para os executivos em qualquer cenário, sabemos que dar conta de tudo pode ser desafiador, já que as agendas cheias não dão trégua para que líderes possam se empenhar na publicação de postagens estratégicas em suas páginas no LinkedIn.
É por isso que as empresas têm um papel importante no suporte para que executivos cuidem do seu posicionamento executivo no LinkedIn.
Hoje, todo executivo precisa de uma estratégia para o LinkedIn e os times de comunicação são fundamentais para orquestrar essa estratégia, linkando áreas distintas e integrando o planejamento do LinkedIn com o escopo de relações públicas.
Na Quatro-Sete Hz trabalhamos ao lado de equipes de comunicação de grandes empresas com foco em posicionamento executivo no LinkedIn, e percebemos que ainda há muito espaço para a valorização das lideranças engajadas.
Quando pensamos na abrangência do LinkedIn, vemos um canal com grandes potenciais em gestão de reputação, mas com tanto alcance também existem muitos riscos e é preciso garantir que líderes e equipes de comunicação estejam devidamente integrados na rede. Por isso, oferecer treinamentos e oficinas de LinkedIn para seus líderes e equipes de comunicação também são essenciais para empresas que desejam trabalhar com posicionamento executivo. Um curso de Thought Leadership, por exemplo, pode trazer novas perspectivas e técnicas que usufruem o que há de melhor no sistema de relacionamento do LinkedIn.
Posicionamento Executivo Integrado
Na Quatro-Sete Hz Narrativas Estratégicas, percebemos que a demanda por posicionamento executivo é central em empresas que querem articular seus valores e transmitir confiança aos parceiros comerciais e clientes. Isso acontece de forma ainda mais eficiente quando o posicionamento executivo acontece de modo integrado às campanhas de comunicação que acontecem durante um ano.
Em um dos casos mais interessantes ao lado de uma cliente, aproveitamos o lançamento de um novo produto para articular o posicionamento dos líderes de diversas áreas da marca, cada qual com um ponto de vista especializado sobre o mesmo lançamento. O gestor de qualidade abordou no LinkedIn as pesquisas e os experimentos realizados com sua equipe, a executiva líder em logística abordou os esforços de distribuição e os desafios de sua equipe para lidar com demandas regionais, a líder em sustentabilidade falou das inovações e propostas verdes do novo projeto… Assim, articulamos pelo menos 5 líderes em uma conversa multifacetada da criação, produção e distribuição do novo produto.
Esse exemplo demonstra o poder estratégico que o LinkedIn pode ter na articulação dos líderes e das marcas que representam e as vantagens de cultivar Thought Leaders em seu quadro de talentos.
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