Conteúdo Evergreen: o que é e como aplicá-lo na comunicação de sua empresa

Conteúdos Evergreen são peças-chave em campanhas de marketing e até mesmo na comunicação interna. Entenda como

O conteúdo Evergreen é aquele que permanece relevante ao longo do tempo, transcendendo as tendências e entregando valor aos leitores por um longo período. O termo (“sempre verde”, em inglês) é inspirado nas árvores que mantêm suas folhas durante todo o ano, independentemente das estações.

Esses tipos de conteúdos são excelentes porque atraem continuamente o interesse das personas-alvo, além de servir como base para novos materiais. Por isso, eles geralmente giram em torno de ideias fundamentais, como tutoriais, artigos explicativos sobre boas práticas, compilações de opiniões de especialistas sobre temas atemporais ou guias que demoram a se tornar obsoletos.

Como criar conteúdo evergreen?

Criar conteúdo que resista ao teste do tempo requer cuidadosa consideração e planejamento estratégico. Abaixo, listamos alguns elementos-chave para a criação de conteúdo evergreen.

  1. Direcione o conteúdo

Independentemente do perfil em questão, identificar os interesses, problemas e objetivos do seu público é essencial. Recomendamos começar criando personas que possam orientar a criação de conteúdo. Ao criar uma representação fictícia do leitor ideal, você pode adaptar o tom e o nível de conteúdo para atender às suas necessidades e preferências.

  1. Busque por palavras-chave com potencial de tráfego

A busca por palavras-chave que conectem o público ao texto é útil por dois motivos: primeiro, para trabalhar o SEO dos conteúdos, destacando-os nas buscas; segundo, para entender a linguagem e os tópicos de interesse do seu público. Isso pode ser alcançado analisando o conteúdo dos concorrentes e priorizando a relevância para seu público.

  1. Escolha de tópicos atemporais

Selecionar tópicos que mantenham relevância ao longo do tempo é essencial para criar conteúdo evergreen. Evite tendências passageiras e concentre-se em questões fundamentais para garantir a longevidade do valor do seu conteúdo.

  1. Crie de conteúdo de alta qualidade

A base do conteúdo evergreen está em sua qualidade. Pesquisa detalhada, opiniões de especialistas, clareza e engajamento são elementos essenciais na criação de conteúdo que resistirá ao teste do tempo.

  1. Utilize elementos visuais que conversem com a sua narrativa

Se o conteúdo é apresentado em um site, até mesmo os cabeçalhos do blog podem fazer a diferença. Em redes sociais, como o LinkedIn, vale a pena usar fotos de alta qualidade ou infográficos. Seja simplificando conceitos complexos ou ilustrando elegantemente o que está sendo apresentado, a narrativa visual adiciona profundidade e ressonância ao seu conteúdo evergreen.

  1. Consideração de estrutura e formatação

Organizar o conteúdo em seções claras, usar marcadores para dicas-chave e incorporar visuais estrategicamente aprimoram a legibilidade e o apelo geral do seu conteúdo. Ao dividir tópicos complexos em seções mais fáceis de digerir, você garante que seu conteúdo permaneça acessível e envolvente.

Utilizando conteúdo Evergreen em sua estratégia de comunicação

Revise regularmente seu conteúdo evergreen para garantir que as informações sejam precisas e atuais. Atualize estatísticas, fatos, links ou exemplos que possam ter mudado desde que você publicou o conteúdo. Fornecendo informações atualizadas, você mantém a credibilidade do seu conteúdo e o mantém relevante para seu público. 

Nesse processo de atualização, preste atenção na formatação e na estrutura do seu conteúdo e identifique como você pode fornecer mais profundidade ou insights adicionais. Se for o caso, adicione novas seções ou exemplos para aumentar o valor que oferece aos leitores. Por exemplo, se você publicou um artigo sobre “Como Criar um Site”, você pode adicionar uma seção para as últimas ferramentas e recursos para ajudar seus leitores.

O caso da comunicação interna

Os conteúdos evergreen são excelentes para produzir comunicação interna de qualidade nas empresas. Isso porque seus formatos atemporais podem ajudar a manter a cultura da empresa afiada e atualizada, com guias, sessões de perguntas e respostas ou entrevistas com líderes ou orientadores. Até mesmo os casos de sucesso (excelentes conteúdos evergreen) podem ser adaptados para instigar colaboradores.

Ajude o conteúdo a manter-se relevante: promova e compartilhe novamente

Não deixe seu conteúdo evergreen ficar parado. Promova e compartilhe-o continuamente em diversos canais para garantir que ele alcance novos públicos e forneça valor contínuo. Compartilhe-o nas mídias sociais, inclua-o em seus boletins informativos ou repagine-o em diferentes formatos, como podcasts e vídeos, para alcançar um público mais amplo.

Conteúdos evergreen em uma estratégia de posicionamento para sua marca

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MANIFESTO

Como amante das palavras, entendemos que contar histórias gera conexão e conhecimento.

Unimos essa arte milenar ao que há de mais criativo e tecnológico quando se deseja propor diálogo com públicos de interesse e criar conversas que levam ao conhecimento.

Somos uma frequência constante que valoriza memórias e sensações e transforma atitudes, comportamentos e crenças em narrativas.

Valorizamos a intuição, a criação e a inspiração.