A importância da comunicação interna para as empresas

Manter a boa comunicação entre líderes, gestores e funcionários impacta diretamente no desenvolvimento das atividades e na produtividade de empresas

 

A comunicação interna é responsável por estabelecer um canal de comunicação entre a organização e seus colaboradores, mantendo-os informados, envolvidos e engajados. 

Vivemos em um mundo empresarial muito distante dos primórdios das linhas de produção e os funcionários não podem ser mantidos alienados dos processos que a corporação atravessa. Cada colaborador deve estar ciente das mudanças, novas ideias e diretrizes da empresa, contribuindo para o seu alinhamento com os objetivos organizacionais.

 

 

Em 1936, Chaplin ironizava no filme “Tempos Modernos” o modo de produção que alienava os funcionários dos processos totais da empresa, mantendo-os em ocupações repetitivas.

A comunicação interna é uma via de mão dupla, que promove a troca de informações, conhecimentos e ideias entre os diferentes níveis hierárquicos e departamentos da empresa. Ela pode ser realizada por muitos canais, tanto online quanto offline, como e-mails, intranets, plataformas de CRM, murais, reuniões, treinamentos, encontros, visitas para outros setores e até mesmo no LinkedIn.

 

Por que investir na comunicação interna da minha empresa?

O objetivo principal é garantir que as informações fluam de forma clara, transparente e eficiente dentro da organização.

Investir na comunicação interna é uma opção estratégica na construção de relacionamentos saudáveis dentro da empresa. Quando os funcionários se sentem informados e incluídos nos processos, eles se tornam mais motivados e comprometidos com a organização, resultando em uma maior produtividade, qualidade e satisfação no ambiente de trabalho.

A comunicação interna é o conhecimento do todo e pode ser comparado à uma orquestra, onde cada pessoa toca seu instrumento individualmente e através da guiança do Maestro (líder) aprendem o ritmo e conseguem ler as partituras. Essa é a raiz de um termo que usamos muito na 4-7 Hz quando falamos de integração da comunicação nas empresas: orquestração.

Uma boa comunicação interna também contribui para a retenção de talentos. Funcionários que se sentem valorizados e ouvidos têm maior probabilidade de permanecer na empresa a longo prazo. Já, a falta de comunicação ou uma comunicação deficiente pode levar a mal-entendidos, desmotivação e até mesmo conflitos internos. Quando boatos e desinformações começam a minar as relações, é sinal de que a orquestra saiu do ritmo.

 

Para melhorar a comunicação interna, percebemos algumas ações que têm dado certo com nossos clientes:

 

  • Estabelecer um plano de comunicação interna

Um plano de comunicação interna é essencial para garantir que as mensagens sejam entregues aos funcionários no momento certo. Um plano estruturado ajuda a garantir que a comunicação interna seja consistente, eficiente e alinhada aos objetivos estratégicos da empresa.

 

  • Manter a consistência nas comunicações

É importante desenvolver uma identidade visual e uma linguagem de comunicação para os e-mails e outras comunicações internas. Para ajudar na transmissão de uma mensagem unificada, na 4-7 Hz utilizamos arquétipos que ilustram as vozes da empresa (como sabedoria, informação ou acolhimento, por exemplo).

 

  • Priorizar o engajamento dos funcionários

É importante incluir metas de engajamento dos funcionários no plano de comunicação interna. Isso pode ser feito através da criação de conteúdo relevante, interativo e personalizado que desperte o interesse e a participação dos funcionários. 

 

  • Ouvir os colaboradores

A comunicação interna deve ser uma via de mão dupla, onde os funcionários se sintam encorajados a compartilhar suas opiniões e fornecer feedback. Ouvir ativamente os funcionários e responder às suas preocupações e sugestões demonstra que a empresa valoriza um ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo.

 

  • Agendar os e-mails estrategicamente

A frequência de envio dos e-mails internos é um aspecto relevante da comunicação interna. É importante encontrar o equilíbrio certo, evitando sobrecarregar os funcionários com informações desnecessárias ou enviar poucas informações que deixem os funcionários desinformados. 

 

  • Fornecer informações relevantes

As comunicações internas devem fornecer informações úteis, relevantes e atualizadas para os funcionários. A personalização do conteúdo com base nas preferências e necessidades individuais dos funcionários também é uma estratégia eficaz para aumentar o engajamento.

 

  • Tornar as comunicações internas atraentes

O uso de recursos multimídia, como vídeos, podcasts, infográficos e GIFs, ajuda na transmissão das mensagens de forma mais dinâmica e envolvente. Incorporar elementos interativos, como enquetes, quizzes e caixas de comentários, estimula a participação dos funcionários e cria um senso de envolvimento e pertencimento.

 

  • Manter os funcionários informados

Os funcionários devem estar informados sobre o que está acontecendo na empresa. Isso inclui compartilhar informações relevantes sobre o negócio, projetos em andamento, mudanças organizacionais, conquistas dos funcionários, eventos corporativos e outras notícias importantes. Nas comunicações internas os gestores de equipe podem compartilhar o status de seus projetos e iniciativas. Isso ajuda a manter todos os funcionários cientes das atividades em andamento e promove a transparência e a colaboração entre as equipes.

 

  • Adotar uma comunicação sensível e inclusiva

Ao redigir as comunicações internas, é importante ser sensível à diversidade dos funcionários e utilizar uma linguagem inclusiva. Certifique-se de que as mensagens sejam compreensíveis e relevantes para todos os públicos, independentemente de sua origem étnica, cultural, religiosa, gênero, idade ou deficiência. Isso ajuda a promover um ambiente de trabalho inclusivo, onde todos os funcionários se sintam valorizados e respeitados.

 

  • Utilizar o LinkedIn para comunicação interna no mundo digital

O LinkedIn é a rede social profissional por excelência e estamos vendo resultados incríveis em empresas que trabalham o posicionamento estratégico de seus líderes e gestores como porta-vozes da marca. Ele também pode ser utilizado em momentos de crise, fazendo com que líderes sejam vistos e reconhecidos por suas equipes, ajustando a reputação e a moral da empresa.

Uma das principais tendências da comunicação corporativa no LinkedIn é a integração de colaboradores como influenciadores, onde compartilham insights e relatos do dia a dia da empresa com os colegas. De forma acessível e genuína, a rede profissional pode se tornar um ponto de encontro e de informação privilegiado para marcas que saibam aproveitar suas ferramentas. 

As empresas ainda podem criar grupos privados no LinkedIn para compartilhar informações, atualizações e oportunidades internas com os funcionários. Isso facilita a disseminação de informações relevantes, promove o networking interno e estimula a colaboração entre os funcionários. 

 

Comunicação é a chave para qualquer relacionamento dar certo

Ao investir na comunicação interna e implementar estratégias eficazes, as empresas podem melhorar o engajamento dos funcionários, fortalecer a cultura organizacional, promover a colaboração e aumentar a produtividade. 

O uso de plataformas digitais, como o LinkedIn, é uma maneira eficiente de fazer a manutenção da comunicação no mundo digital. As empresas devem estar abertas a feedback, ajustes e melhorias constantes para garantir que sua comunicação interna seja eficaz e alinhada aos objetivos estratégicos da empresa.

 

Quer melhorar a comunicação interna de sua empresa? Fale com a gente!

MANIFESTO

Como amante das palavras, entendemos que contar histórias gera conexão e conhecimento.

Unimos essa arte milenar ao que há de mais criativo e tecnológico quando se deseja propor diálogo com públicos de interesse e criar conversas que levam ao conhecimento.

Somos uma frequência constante que valoriza memórias e sensações e transforma atitudes, comportamentos e crenças em narrativas.

Valorizamos a intuição, a criação e a inspiração.